PRODUÇÃO DE FILMES COM BAIXO ORÇAMENTO - Crescent

APRENDA A FAZER FILMES COM BAIXO CUSTO E ALTA CRIATIVIDADE

Neste curso, Cavi mostra que você pode produzir filmes com baixo orçamento. Ao longo das aulas, você vai passar por diversas áreas do “fazer cinema”, como roteirização, produção, filmagem, finalização e distribuição do filme. Todas essas etapas têm o custo reduzido como pano de fundo. Hora de luz, câmera, ação!
PERFIL DO PROFESSOR:
Cavi Borges tem mais de 20 anos de experiência no setor audiovisual brasileiro. É fundador da Cavideo, locadora especializada em filmes de arte raros e clássicos, que se tornou referência entre os amantes de cinema e mais tarde, produtora e distribuidora de filmes nacionais. Formado em Cinema e Economia, já dirigiu 40 curtas e 14 longas, como produtor, realizou 90 curtas e 60 longas. Cavi já passou por grandes festivais de cinema, como os de Cannes e Berlim.
PLANO DE AULAS:
01

INTRODUÇÃO E CONHECENDO CAVI BORGES

Apresentação do professor, resumo do curso e do método desenvolvido para produção de filmes de uma forma alternativa.
02

Tecnologia digital: do cineclube à produtora

Veja como o cineclubismo se tornou uma porta de entrada para o surgimento de novas produtoras independentes e como a tecnologia democratizou o “fazer cinema”.
03

Produzindo curta-metragem de forma coletiva

Aprenda a produzir curta-metragens de forma coletiva e de baixo custo. Com criatividade, você vai driblar as adversidades que as produções demandam nos sets de filmagem.
04

Produzindo longa-metragem de forma coletiva

É possível realizar longas-metragens de baixo orçamento. Ideias, que demoram cinco anos para sair do papel, realizadas em dois anos.
05

Filmagem com baixo orçamento e alta criatividade

Cavi Borges mostra alguns caminhos alternativos para baratear ao máximo o custo do seu filme. Desde o roteiro até a distribuição, o cineasta deve sempre ter a mente aberta para driblar as possíveis adversidades que podem, inclusive, encarecer a sua produção.
06

Os elementos do set de filmagem com baixo orçamento

Saiba onde você pode economizar durante as filmagens da sua produção. Tipos de câmera, locações, equipe, alimentação, transporte e muito mais. Aprenda a gastar pouco com os diversos elementos que compõem um set de filmagem.
07

Escrevendo roteiros de ficção com baixo orçamento

Nesta sétima aula do curso, Cavi Borges mostra como deve-se pensar no roteiro, com o baixo orçamento como ponto de partida, e deixa claro que roteiros sofrem alterações a todo momento.
08

Escrevendo roteiros de documentários com baixo orçamento

As diferentes formas de escrever um roteiro de documentário são abordadas nesta aula. E, além disso, o que se deve ter em mente antes mesmo da construção do roteiro.
09

Filmar com baixo orçamento

Filmar é uma das partes mais importantes do cinema. E para fazer isso de forma barata, existem algumas estratégias.
10

Finalizando o seu filme

Tudo gravado. Chegou a hora de finalizar o seu filme. A tecnologia facilitou e barateou bastante esse processo, nesta aula você vai ter mais conhecimento para não ter gastos desnecessários.
11

Distribuindo e exibindo seu filme

Como distribuir um filme de forma criativa e de baixo orçamento? Essa é a atual pergunta do mercado de cinema brasileiro. Em tempos de streaming e Internet, você vai aprender a traçar estratégias para que seu filme chegue ao público-alvo da sua produção.
12

Seu filme nas Mostras, nos Cineclubes e nos Festivais de Cinema

Os cineclubes, as mostras e os festivais de cinema são uma janela enorme de visibilidade para o cinema independente. E os filmes independentes, paradoxalmente, dependem demais desses espaços alternativos às salas de cinema para serem vistos, debatidos e ganharem notoriedade. Dessa forma, saiba como colocar suas produções nesses lugares privilegiados.
13

Pouco dinheiro, mas muitos parceiros

A realidade de quem faz cinema independente é essa: não há muito dinheiro, mas sim, muita parceria. A troca entre realizadores e outros segmentos da sétima arte é fundamental para o nascimento de uma nova produção. Nesta aula, você vai aprender como se deve agir para conseguir parceiros para o seu filme.
14

Vendendo seu filme e vencendo a burocracia

Agora é o momento de você vender seu peixe, ou melhor, seu filme. Aprenda as diferentes maneiras para você fazer “propaganda” do seu filme no atual cenário cinematográfico brasileiro. Além disso, um dos terrores dos cineastas é a burocracia dos editais. Formulários extensos para conseguir verba pública tiram o sono de muitos produtores de cinema, mas Cavi Borges, que não fez uso dela tanto assim, mostra algumas saídas para esse pesadelo dos realizadores.
15

Conclusão

Agora é a hora de você colocar em prática tudo que aprendeu neste curso.
16

Estudo de caso - A Distração de Ivan

17

Estudo de caso - 7 Minutos

18

Estudo de caso - Depois da Chuva

19

Estudo de caso - Engano

20

Estudo de caso – Várias Vidas de Joana

CONHEÇA OUTROS CURSOS:
FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA CRESCENT

CURSOS CRESCENT LTDA - CNPJ: 34.670.566/0001-42 - ENDEREÇO: RUA MARECHAL AGUIAR, 72 - BENFICA, RIO DE JANEIRO - RJ / CEP: 22.920-280